sexta-feira, 20 de janeiro de 2012




 
Gladys tinha fechado todas as janelas, mas ainda assim esperava que o vento entrasse. Depois de tantos livros que havia lido sobre a felicidade, se convencera de que ela bateria à porta… Então não necessitava sair para procurar, e nem largar seus portais escancarados, fazendo-a sentir-se insegura.   Seria como costumava ser, seu mundo ainda escureceria depois das seis, e ela ainda tomaria café pela madrugada, para estar acordada ao amanhecer. E que chovesse durante toda a tarde. Gladys pouco se importava em pôr os pés para fora de casa. Ainda mais em dias como esses, que as árvores choravam pelas ruas e, a lua aparecia mais redonda do que de costume, em noites de lua cheia.



  Não acreditava em sorte, todavia desse modo o azar fazia-se inválido. Sabia que para tudo encontraria uma resposta concreta, mas a todo custo, por mais que tentasse as perguntas aumentariam conforme fossem solucionadas. A vida era, e continua sendo uma estrada… Ou para os que preferem acreditar que melhoram à cada dia, considera-se que ela seja então uma escada. Passo à passo, tanto como degrau por degrau… Devem todos seguir a sua ordem, para não afetar o proceder. 


  “Os fins não justificam os meios.” Repetia Gladys, sempre que precisava conscientizar-se de que seria a coisa certa, o melhor a se fazer… E sua mãe não media esforços para lembra-la disso. Volta e meia retorcido por alguns gritos, elas discutiam e sua mãe afirmava: - Não é porque agora as coisas estão corretas em seu lugar, que eu não vou me pronunciar quanto à forma na qual você fez tudo ficar assim! 


  Então com isso, aos poucos infiltravam-se por cada centímetro pensante do cérebro de Gladys, que as coisas deveriam seguir de modo correto, do início ao fim. Que bambeasse aqui, ou ali… Mas era preciso retornar aos eixos, e pôr de volta a carruagem sobre as rodas de pinheiro maciço. Não perder a direção dos trilhos e evitar qualquer desfalque. Errar era permitido, mas que houvesse recuperação, e não usasse como desculpa o fato de ter alcançado. 


  Fazia-se assim deste modo, a parte detalhada de Gladys. Um pouco do perfeccionismo com o temor de perder o controle. Houvesse quem considerasse desequilíbrio, mas ela só queria ser melhor, para ter êxito quando viesse à alcançar. Formação de personalidade, construção de caráter. Ensinamentos que aprendemos, pra não deixar passar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário